699054110 sobre | Seminário de Ética I Casa de Saúde da Idanha

Casa de Saúde da Idanha, 2019

  • Casa de Saúde da Idanha
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

... DESAFIOS ÉTICOS

É cada vez maior a possibilidade de inserção das pessoas com deficiência intelectual na sociedade, com a inclusão de crianças, jovens e adultos em respostas comuns a toda a população. Se por um lado, este é claramente o caminho da integração, por outro lado, escasseiam ainda recursos materiais e humanos que o facilitem de modo a que as pessoas mais vulneráveis possam estar em situação de equidade com os seus pares. 


Alterações legais têm cada vez mais acompanhado o processo de maior autonomia e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual. Contudo, será importante promover um maior apoio às famílias e entidades que acompanham as pessoas com deficiência intelectual no seu projecto de vida. 


A qualidade da vida afetiva, escolar, profissional, familiar e social da pessoa com deficiência intelectual é ainda mais complexa quando a este diagnóstico se associam outras dificuldades, como perturbações da personalidade, perturbações afetivas ou perturbações psicóticas. Efetivamente, esta realidade denominada “Duplo Diagnóstico” traz novos desafios terapêutico-reabilitadores aos quais urge encontrar respostas integradas. 


A intervenção interdisicplinar junto da pessoa com deficiência intelectual e suas famílias tem como objetivos a promoção da saúde, da integração psicossocial, da autonomia, autodeterminação e do empowerment para melhorar a qualidade de vida nas suas várias dimensões.

Neste seminário desafiamo-nos a refletir, à luz dos pressupostos éticos, e a responder com criatividade aos novos desafios e às novas necessidades em Deficiência Intelectual.